segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dê um laço....



Hi girls, hoje venho falar de algo que tenho verdadeira paixão, os laços; tendência que já vem se confirmando há algumas estações, o laço pode mudar qualquer roupa, deixando-a mais delicada, divertida ou especial, basta acertar o jeito de amarrar.

Não, o laço não é tendência; ele já é moda.

Mais que moda, é uma espécie de acessório muito presente na vida das mulheres: qual de nós não temos uma foto com lacinhos no cabelo ainda ralo de bebê? E depois, milhões de outras cheias de laçarotes por toda a infância?

A novidade é que, já há algumas estações, estilistas importantes decidiram trabalhá-los, e eles começaram a aparecer das mais variadas formas e estilos por aí. Tudo começou com as semanas de moda internacionais em 2006, que determinaram o que se usou no verão do ano seguinte.

Os lacinhos passaram bem pelo inverno e voltaram com tudo nesse verão de agora. Afinal, romantismo e feminilidade são tendências fortes, e o laço está intimamente ligado a isso.

Para se ter uma idéia, a famosa Galerie Lafayette, de Paris, criou uma arara só para eles.

Tem todos os tipos que você puder imaginar: para cabelo, estampados, lisos, em tiaras, em detalhes... QUERIA TANTOOOOOOOO IR LÁ!!



A Chanel já estava ‘bombando’ o laço no verão do ano passado, propondo esta tendência em maiôs, roupas para trabalhar e roupas casuais. Apesar de estar presente em várias situações, era sempre um laço grande e de fita grossa. Ele apareceu também nos cabelos das modelos. Para o verão deste ano, a grife continuou apostando no acessório, só que desta vez um pouco menorzinho.

Christian Lacroix foi outro que trouxe laços para os desfiles deste verão e também do passado. Para a estação quente de 2007, ele usou o laço para fechar uma blusinha: ficou bem no meio do tronco da modelo, na mesma estampa da peça. No desfile seguinte, para este verão de agora, ele trouxe laço mais uma vez – preto e menorzinho, enfeitando um top.



A La Perla foi uma das grifes que apostou no laço desde o início.

Em 2006, a marca já propunha o acessório para o verão de 2007. Em seu desfile, teve laço como cinto em vestido, biquíni, num look duas peças e também para enfeitar um longo, mostrando que laço vai bem em qualquer situação. (não tenho a menor dúvida disso)



Em Milão, Cavalli deu um toque mais delicado aos seus looks tradicionalmente extravagantes, colocando gravatinhas com laçarotes nos pescoços das modelos em seu desfile de verão 2010.

Tudo em azul, mais forte ou mais claro. Lindo demaissss!!!!

No ano seguinte, quando desfilou o que é tendência neste nosso verão de agora, ele não abandonou a idéia: criou um laço-gravata todo fluido, na mesma estampa de todo o look. Um laço integrado.

Betsey Johnson adorou a brincadeira de laçar e trouxe os mais variados para a passarela – num desfile com uma cara bem leve e divertida para o verão 2008. Então, segundo a marca, podemos usar laços na cabeça, tipo Minnie Mouse (no way, deixo pra Lady Gaga), lacinhos superdelicados para decorar vestidos e até laços rosa-choque em maiôs verde-limão com cara retrô. Falando em retrô, já repararam que toda vez que algum estilista quer criar peças com essa cara, tem algum laço no meio?



Na temporada de 2010, Anna Sui preferiu colocar os laços no pescoço, fechando casaquinhos ou só fazendo um charminho. Os laços são mais grossos, o que não significa que são pesados, já que são estampados ou num tecido de lurex, o que deu ar jovial e romântico, porém, EU me sinto uma poodle usando laços no pescoço, não consigo!

Dolce & Gabbana colocou o laço no centro das atenções. Bem no peito, enorme e em um vestidinho branco básico. Não tem como não reparar. Neste caso, por ser tão grande, o laço perde até um pouco da sua característica delicada – de forma que a dupla de estilistas afirma com isso que a tendência é o laço em si, e não o romantismo ou feminilidade, que teriam isso como uma conseqüência. ELES PODEM NÉAM???

Para Alexander McQueen, a idéia do laço apareceu em forma de gravatinha fofa, bem com cara de gravata mesmo, na alfaiataria. É uma idéia boa, mas não muito usual.

Mas, o maior ‘promotor’ dos laços nesta estação foi Valentino. O estilista - que esteve recentemente no Brasil conferindo nossa moda praia no Claro Rio Summer - apostou tudo no acessório. Em seu desfile de verão 2008 [portanto desfilado em 2007], teve laço grosso no cinto de casacos trench-coat; agora no verão, laços mais delicados de cetim enfeitando vestidos festas; laços com cara de gravata borboleta incrementando blusinhas, em forma de cinto que definia a silhueta – às vezes era bem no meio da cintura, deixando o corpo com forma de ampulheta, às vezes mais no quadril, lembrando aquele shape meio anos 20.

Teve ainda laço em vestido longo e acessórios, como bolsas, sapatos e até fazendo as vezes de botões.



Aqui no Brasil também não faltaram amarrações graciosas na última edição da SPFW, que trouxe as tendências para este nosso verão. A Carlota Joakina, com uma coleção super menininha, veio cheia de babados, fivelas e... laços! André Lima mostrou que o acessório pode sim ser muito glamouroso e trouxe um vestido cheio deles, além de outro com a amarração no ombro CHIQUÉRRIMOOOOOO!!!

Reinaldo Lourenço explorou bem os lacinhos. Fez de todos os tamanhos: com fitinhas bem fininhas, com cara de cintinho mais grosso e até um enorme. Dava para fazer laço também com as fitas dos sapatos de inspiração em sapatilhas de balé. Apesar de a maior parte das amarrações estarem na cintura, ele variou a localização: ora no centro, ora na lateral.

Já os laços de inspiração em Maria Antonieta de Samuel Cirnansck são mais elaborados: vieram misturados a flores e tem cores diferentes de suas fitas. Além disso, estão marcando uma cintura bem mais alta, logo abaixo do seio – a cintura império, que já vínhamos usando tanto há algum tempo.

Teve laço também no desfile da Fábia Bercsek, e ela mostrou o quanto podemos ser versáteis com essa tendência: ela fez um laço de tecido molinho para amarrar um quimono, mas também botou um lacinho de couro para decorar um corset meio punk.

Com tanta força pelas passarelas, era de se esperar que os laços estivessem já sendo vistos por ai, dando um charme a mais nos looks das celebs.



Eu mesma n sou celeb e vivo usando! Acho maravilhosooooooooooooo e tudo que tem um laço eu me apaixono!

E vocês? Gostam?

Kisses

Um comentário:

  1. Sou super fã de laços, acho que deixa o look bem feminino. Amei esse sapato!
    Beijinhos

    ResponderExcluir